level

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Insolacao como agir

INSOLAÇÃO, COMO AGIR NO CASO DE INSOLAÇÃO


Cuidado com o risco de insolação

Cuidado uma forma do sol poder matá-lo é provocando uma insolação. É quando seu corpo é incapaz de resfriar-se, e sua temperatura sobe acima dos 40ºC. O corpo humano tem seu próprio sistema de resfriamento (uma espécie de ar condicionado interno natural). Quando ficamos superaquecidos, nos livramos do excesso de calor pela transpiração. Sob condições normais, mesmo quando está muito quente, esse mecanismo de controle de temperatura faz o serviço. Mas às vezes mesmo uma transpiração pesada não consegue dar conta, e o corpo começa a superaquecer. O processo a partir desse ponto vai de cãibras, passando por esgotamento por calor até chegar, por fim, à insolação.
Insolação é comum em pessoas que caminham no deserto; ela pode matar © Galyna Andrushko / iStockphoto Insolação é comum em pessoas que caminham no deserto; ela pode matar

Cada um desses problemas é contabilizado como uma doença relacionada ao calor, todas são tratadas da mesma maneira.

A vitima de insolação precisa ser resfriada, pura e simplesmente. Sombra, ar condicionado e ingestão de muito líquido, principalmente água, podem parar o processo de superaquecimento na fase das cãibras e do esgotamento. Se com isso você for incapaz de resfriar-se, a insolação virá a seguir.


Você saberá se estiver com insolação se notar o seguinte:

1- Pele quente, vermelha e seca
2- Pulso rápido e forte
3- Dor de cabeça
4- Tontura
5- Hiperventilação
6- Confusão
7- Náusea
8- Convulsões
9- Alucinações
10- Inconsciência

Se nessa fase você ainda não conseguir resfriar-se, você pode morrer de insolação. Muitas vezes, você pode entrar em estado de choque, o que pode causar danos aos grandes órgãos. Mesmo se você não entrar em choque, seu corpo superaquecido fará com que seus órgãos internos inchem, levando a danos internos sérios e morte potencial.

Os candidatos mais prováveis a serem mortos por insolação são os muito jovens e os idosos. Crianças até 4 anos "esquecidos" dentro de um carro fechado sob o sol correm um risco maior ainda em função do extremo calor e do fato de que eles não poderem tomar conta de si mesmos. Os idosos são afetados da mesma maneira - muitas vezes a insolação chega tão rápido que eles não conseguem combatê-la a tempo.


DICA IMPORTANTE!
Usar filtro solar e evitar a exposição ao sol das 10h às 16h são medidas importantes para a proteção contra os raios ultravioletas (UV) tanto na praia como na montanha, no inverno ou no verão. O filtro solar deve ser aplicado trinta minutos antes de se expor ao sol e reaplicado a cada duas horas. Beber bastante água é importante para evitar a desidratação.


Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares


Veja todos os posts

15

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"