level

domingo, 19 de setembro de 2010

ataque cardiaco ou infarto qual a diferença

PRINCÍPIO DE INFARTO: O termo príncípio de infarto frequentemente usado refere-se a uma situação que não existe: ou a pessoa está sofrendo/sofreu um infarto ou está sofrendo uma angina, que é uma outra situação cardíaca.

O coração funciona como uma bomba de ejeção de sangue para todo o corpo humano. Quando se contrai, distribui sangue pelas artérias; e quando se dilata, traz o sangue de volta para dentro dele, pelas veias. A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo.

De acordo com o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas do Incor HC/FMUSP, doutor José Carlos Nicolau, o infarto é a causa mais comum de parada cardíaca na população.

“Além de fazer com que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode vir a morrer. Isso é o infarto do miocárdio (do coração)“, explica, acrescentando que o infarto tem tamanho e repercussão variáveis, dependendo do vaso que tiver sido obstruído.

De 3.439 infartados, atendidos no Incor nos últimos dez anos, 479 tinham 50 anos ou menos. O especialista lembra que, quando há uma parada cardíaca, é fundamental que haja atendimento rápido.

“Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Quando o atendimento é feito prontamente, diminuem-se os riscos de lesão cerebral”, informa.

Além do infarto, há outras diversas causas que podem levar à parada cardíaca, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar, arritmia cardíaca congênita, entre outras.

Fonte: noticias.terra.com.br
fonte secundaria:http://www.vocesabia.net/ciencia/diferenca-entre-ataque-cardiaco-e-infarto/#more-1374



Princípio de Infarto e outros Mitos”

PRINCÍPIO DE INFARTO: O termo príncípio de infarto frequentemente usado refere-se a uma situação que não existe: ou a pessoa está sofrendo/sofreu um infarto ou está sofrendo uma angina, que é uma outra situação cardíaca.

INFARTO EM JOVENS É SEMPRE FATAL: A pessoa jovem com o coração saudável não tem um coração “treinado para a doença”, ou seja, o condicionamento isquêmico do idoso ou do doente cardiovascular dá uma maior resistência ao infarto do que ao jovem de coração saudável, o que aumenta a probabilidade de morte em infartos ocorridos em jovens.

ALIMENTOS QUE “AFINAM O SANGUE”: Muita gente diz que alimentos como alho, limão e beringela afinam o sangue e reduzem o risco de infarto. Porém não existem estudos que comprovam esta ação dos alimentos.
Verdades”

Maior ocorrência de manhã: De manhã ocorre um pico do risco de infarto motivado pela alteração do ciclo circadiano com o aumento de pressão arterial e da frequência cardíaca causados por picos de adrenalina e outros hormônios no sangue, sobrecarregando a função do coração, principalmente em pessoas com histótico de doenças coronarianas.

DIFERENTES RISCOS ENTRE MULHERES E HOMENS: As mulheres têm menor risco de infarto em relação aos homens por questões hormonais. Porém, com a mudança hormonal ocorrida na menopausa o risco de infarto iguala ao dos homens.

DEPRESSÃO AUMENTA OS RISCOS: Estudos recentes relacionam casos de infarto com quadros de depressão.

MAIOR RISCO EM FUMANTES: O cigarro é um grande inimigo do coração e pode fazer o fumante infartar mesmo estando com a coronária sadia (sem placas de gorduras – arterosclerose).

OBESIDADE vs INFARTO: Pessoas acima do peso tem maior risco de infartar por conta da sobrecarga do coração motivada por pressão auta, possíveis diabetes e mesmo a massa corporal acima do ideal.

http://blog.multivegetal.com/category/saude/


Todas pessoas abaixo tem o mesmo interesse que você, siga você também

Postagens populares


Veja todos os posts

15

Prestação de serviço

  • "TAMBÉM PODERÁ GOSTAR DE:"